10ª edição do Programa Jovens Profissionais propõe design para um mundo melhor

Texto retirado do site http://www.portaisdamoda.com.br/

Profissionais e estudantes selecionados terão a oportunidade de mostrar suas propostas e projetos para o público, entre 8 de junho e 10 de julho.

Com o tema Design para um Mundo Melhor, o programa Jovens Profissionais, promovido pela Demais Editora com patrocínio exclusivo do Lar Center, chega à sua décima edição, com um total de 1.341 inscritos de 24 Estados brasileiros e 1 da Argentina. Foram selecionados 65 profissionais nas categorias de: Design de Interiores, com 41 profissionais escolhidos; Artes e Conceitos, com 9 selecionados em cada uma das modalidades; Paisagismo, 4, além de 2 participantes na categoria de Estudantes.

Profissionais e estudantes selecionados terão a oportunidade de mostrar suas propostas e projetos para o público, entre 8 de junho e 10 de julho, no Lar Center. No total serão apresentados 55 projetos realizados individualmente, em duplas ou trios de participantes. As propostas conceituais e de design serão expostas no piso superior do Lar Center; os ambientes de Design de Interiores serão montados em 34 lojas, nos três pisos do shopping; os projetos de Paisagismo serão montados na Entrada da Avenida Otto Baumgart, enquanto os trabalhos propostos por estudantes poderão ser vistos na Praça Cultural, localizada no piso superior. Os locais serão sinalizados com bandeirinhas, identificando o ambiente e seus autores.

Os trabalhos realizados pelos selecionados na categoria Artes (fotografia, esculturas, pinturas, grafismos, etc) estarão em vários ambientes, pois a sua inclusão no programa tem como objetivo mostrar que complementam o Desing de Interiores, além de dar maior visibilidade e incentivo aos profissionais dessa categoria.

 Todos serão divulgados na edição especial da Demais Editora – Jovens Profissionais Design para um Mundo Melhor – com lançamento marcado para o dia 8 de junho, às 19h, na Praça Cultural do Lar Center. Com tiragem de 10 mil exemplares, a publicação será distribuída gratuitamente em todos os empreendimentos imobiliários da Grande São Paulo, como forma de apresentar os serviços desses jovens profissionais aos compradores de imóveis e estará disponível também no balcão de informações e lojas do Lar Center, além de ser encaminhada para as bibliotecas das principais faculdades e escolas técnicas das áreas de Design, Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo.

 “Este ano reforçamos o conceito Design para um Mundo Melhor, princípio a partir do qual os selecionados desenvolveram suas ideias e consequentemente seus projetos”, explica Meire Vibiano, diretora da Demais Editora e coordenadora do programa. Os participantes buscaram formas de traduzir o conceito em ações práticas, com a distribuição de mudas de árvores, por exemplo, idealizada por uma das selecionadas, estimulando o plantio para neutralizar as emissões de carbono resultantes do seu projeto. Outro exemplo são os projetos de Paisagismo, com ambientes criados para aproximar o verde dos moradores de uma grande cidade, com espaços sensoriais que utilizam elementos que exploram os cinco sentidos – a fonte com o som da água estimulando a audição; o tato, com a textura das folhagens; o olfato e o paladar com flores e ervas, além do verde e da paisagem, que estimulam a visão.

A preocupação com a qualidade de vida e a preservação dos recursos se repete na categoria Conceitos, em que todas as propostas são sustentáveis, além de contemplar a inclusão social. Ela está presente de forma concreta no ambiente do Estudante, espaço totalmente acessível, com inscrições em braile e uma cadeira de rodas que ocupará lugar de destaque e que ao final do projeto será doada a uma instituição. “Queremos reforçar a ideia de que o profissional das áreas envolvidas tem um papel fundamental na transformação do ambiente, e que isto pode nos levar a viver em um mundo melhor. Na verdade é mais do que isso, é um compromisso desses profissionais em contribuir para que nosso mundo tenha realmente mais qualidade”, conclui a coordenadora do programa.

Além de estimular o compromisso social da categoria, o programa iniciado em 1991 tem como principal objetivo revelar talentos e promover a inserção de novas gerações no mercado de trabalho. Mas a iniciativa também atrai interesse por proporcionar integração entre profissionais, clientes, lojistas e promover a fidelização com estabelecimentos do Lar Center.

Como no ano anterior, em 2010 a participação foi aberta aos profissionais com até dez anos de formação e a estudantes de Arquitetura, Design de Interiores, Design e Paisagismo. A seleção foi feita por um júri formado por profissionais renomados das áreas envolvidas, com a análise dos portfólios dos inscritos contendo fotos e desenhos de trabalhos.

Entre os destaques estão profissionais contemplados pelo Part Club, programa de incentivo da Associação dos Lojistas do Lar Center: Rita Maria Amorim e Helena Miceli, que obtiveram o 3º e 5º lugar, respectivamente; assim como os classificados no Prêmio On Line Editora Olga Krell de Decoração na categoria Jovens Profissionais, caso de Rodrigo Picolo, primeiro colocado; Michele Machado, terceira colocada, e Thais Borghetti, segunda colocada, que também obteve o Prêmio Jovem Brasileiro de 2009.

A participação de profissionais que já se destacam no meio confirma a importância da iniciativa para aumentar o espaço de atuação no mercado. É o caso de Marcelo Faisal – conhecido pelo seu trabalho como paisagista e mais recentemente como designer de interiores – que tem participação hors concours no programa deste ano. Com o tema “Pé na Areia”, Faisal não nega sua origem profissional, ao resumir sua forma de atuar: “É necessário olhar ao redor e captar o paisagismo que já existe, antes de interferir. Tirar partido dos elementos que compõem a paisagem requer cuidado e atenção. É importante sentir o espaço e integrar o projeto, dando uso e respeitando o que ele proporciona. Simplicidade e Sofisticação”.

10ª EDIÇÃO DO PROGRAMA JOVENS PROFISSIONAIS

Datas: 8 de junho de 2010, às 19h, coquetel de lançamento da publicação e apresentação dos projetos, na Praça Cultural do Lar Center
Até 10 de julho, de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20 horas, exibição dos projetos.

Local: Lar Center

Endereço: Avenida Otto Baumgart, 500 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

Entrada Franca e Estacionamento gratuito no local. Mais informações pelo site http://www.jovensprofissionais.com.br

Texto e foto: assessoria de imprensa – http://www.portaisdamoda.com.br/. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s