Navegar é Possível!

Neste domingo, 22 de agosto, nós da PAGAMA nos aventuramos em um passeio que, a princípio, podia ser encarado como uma loucura ou até um delírio, mas acreditem, é possível. 

Vista do rio Tietê e da cidade em uma perspectiva diferente, a bordo de uma embarcação no rio. Fonte: Paulo H. Cuconati

Com a realização do ARQ!BACANA, portal de arquitetura e urbanismo, em parceria com o Instituto Navega São Paulo, o evento consistiu em navegar no rio Tietê em um trecho urbano entre a Ponte dos Remédios e a Ponte do Piqueri. O barco, que parte do Viaduto do Cebolão, onde fica atracado, é uma iniciativa do Instituto para educar e conscientizar a população da importância da recuperação e resgate da identidade do rio com a cidade.

É sabido que o Tietê já foi um rio vivo e que servia à cidade seja como lazer ou como meio de deslocamento na cidade, mas com a ininterrupta degradação de suas águas, o rio foi falindo e sendo esquecido, aliás, passou a ser conhecido por seu odor desagradável e pelas seguidas enchentes que ocorriam no século passado. Portanto, o desafio a nosso ver não foi saber se é possível o trânsito de embarcações, mas sim se seus tripulantes aguentariam seu mau cheiro e o excesso de barreiras físicas na água (lixos). Por incrível que possa ser, e acredito que tenha uma explicação para isso, é muito mais incomodo o odor produzido pelo rio em suas margens (marginais), do que durante a navegação.

 

Quadro crítico! Esta é a visão que se tem das águas do rio.

Sendo assim, o rio ainda é um meio importante de locomoção na cidade e deve sim ser estudado e avaliado quanto sua viabilidade, já que nos tempos atuais não podemos nos permitir a desperdiçar algo com a dimensão histórica e potencial para a cidade como tem o rio Tietê e seus afluentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s