Casa em Ordem – Camuflando a bagunça e impedindo que ela se forme.

Uma casa organizada reflete uma vida organizada, trás bem estar e conforto. Todos gostam de entrar em ambientes bem arrumados e decorados.

Mas depois de um dia de trabalho, trânsito demorado, a tendência é chegar em casa e ir se “desmontando” no caminho, sapatos de um lado, bolsa do outro, casaco ali, esvaziar os bolsos acolá. Em poucos dias, mesmo com a decoração mais linda, a casa perde seu brilho, o caos toma conta, você não encontra suas coisas, para encontrar um objeto tem que tirar outros tantos do caminho.

O ideal é termos a disciplina de chegar em casa, e já deixar tudo em seu devido lugar, de vez em quando guardar o que está fora, ter a cooperação de todos da casa, e convenhamos, nem sempre isso é possível.

Um bom projeto de interiores e de decoração, além de algumas outras medidas, pode ajudar a manter a ordem na casa de quem tem dificuldade de mantê-la.

Repare nos pontos onde a bagunça se acumula. Mesas, mesinhas, aparadores, poltronas e cadeiras na sala e nos quartos, bancadas, armários, enfim, elimine a possibilidade da bagunça se fazer eliminando os próprios pontos ou criando espaços próprios exatamente no local onde são depositados os itens. Mudar hábitos é difícil, mudar hábitos dos outros mais ainda, então se você ou seus familiares tiram os sapatos na sala, por que não colocar um móvel cheio de estilo para acomodá-los. Uma mesa de centro ou lateral com caixas pode guardar as revistas. Agora quando não couberem mais itens, aí é hora de separar o que vai para a reciclagem e o que é de interesse, mas pelo menos até lá, fica tudo bem guardado e fora de vista.

No banheiro, cuidado com a bancada, de nada adianta ter uma linda bancada, se na maior parte do tempo ela está cheia de tranqueira em cima, dando até desgosto de vê-la bagunçada. Para quem não consegue mantê-la livre ou organizada, uma opção é ter apenas uma pia com coluna ou uma bancada pequena, sem espaço para se formar a bagunça e para os apetrechos, tenha um gaveteiro com espaço suficiente para tudo que usa no ambiente, e tudo ficará guardado e não será exposto no ambiente.

Nos dormitórios, com um projeto correto de interiores, cada coisa terá seu lugar. Para que o espaço seja organizado, é muito importante estudar a rotina dos moradores, quais objetos pessoais possuem e ainda deixar espaço para novas aquisições. Evite poltronas e cadeiras, muitas vezes sem uso, que se transformam invariavelmente em mancebos.

Para dormitórios de crianças e bebês, o ideal é ter apenas alguns brinquedos a vista como decoração, e o restante bem acessível aos pequenos em caixas empilháveis, facilmente encontradas em lojas de construções. Incentivar as crianças em guardar seus pertences nos locais apropriados pode trazer bons frutos no futuro, tornando-a uma pessoa mais responsável e organizada – sem contar que vai evitar a cansativa bronca do “vai já arrumar seu quarto!” que costumeiramente acontece nas melhores famílias. ; -)

Na Sala de Estar, os objetos que mais se acumulam são jornais, revistas, sapatos, casacos, bolsas e controles. Eliminar esses espaços de bagunça e criar espaços corretos para cada coisa pode solucionar esse problema. Cuidado com enfeites do tipo bandejinha, cumbuquinha, tijelinha, banheirinha, enfim, evite a decoração da terminação “inha”, pois esses enfeites podem vir a serem locais de depósito de brincos, chaves, papeizinhos, etc.

Abuse de baús, caixas e caixinhas, gavetas e armários fechados, claro que com parcimônia afinal, bagunça por bagunça, pelo menos assim você não precisa se preocupar tanto quando visitas inesperadas chegam a sua casa, e não terá que dizer sempre: “Não repare a bagunça!”. \-o

Uma boa opção também é manter uma sacola para doações. Sempre nos deparamos com brinquedos que as crianças não brincam mais, aparelhos usados que só servem como apoio para mais bagunça, sapatos e roupas que não usamos mais ou que bate aquela reflexão – “O que me fez comprar isso? Onde estava com a cabeça” – Pois bem, reservar um tempo com certa freqüência para fazer uma “limpa” e encher a sacola de doações, trará maior espaço para guardar outros pertences ou até adquirir novos. Faça essa experiência, incentive as crianças também a doar, isso lhe trará bem estar e contribuirá com outras pessoas.

Ter uma caixa ou gaveta para “despejar” todas as coisas que deixaria espalhada pela casa pode ser uma boa ideia. Ao chegar em casa, separe tudo que deve ser guardado e deixe nessa caixa, quando tiver um tempinho, é só pegar tudo que está nessa caixa e guardar no seu lugar.

Claro que poderíamos descrever mais dicas sobre o assunto, mas tomando pelos tópicos acima podemos resumir que para manter certa ordem, podemos:

  • Eliminar pontos de acúmulo da bagunça.
  • Criar espaços próprios para os objetos nos mesmos locais onde são habitualmente deixados.
  • Ter um bom projeto de interiores e decoração que leve em conta seus hábitos e pertences.
  • Utilizar gaveteiros e caixas empilháveis.
  • Doar o que não for mais usar – (Lembre-se, não confunda doação com lixo, o que estiver quebrado ou estragado não é doação).
  • Fazer uma caixa ou gaveta da bagunça, onde tudo que ainda deve ser guardado fique até a hora que realmente tenha tempo para guardar.

Lembrem-se:

Uma casa arrumada é uma casa livre e tem influência direta com nosso estado de espírito.

*Imagens de ambientes encontradas na internet.
*Imagens de objetos encontrados nas lojas TokStok e Kalunga.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s