ARQ!BACANA: Projetos de revitalização para São Paulo viram exposição.

Texto tirado do site – http://www.arqbacana.com.br

Projeto do Novo Largo da Batata - foto: SIURB

Desde que foram anunciados a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 no Brasil, pipocaram projetos de estádios de futebol, vilas olímpicas e quadras poliesportivas pelo país. Além da construção de novos equipamentos, esses eventos esportivos têm estimulado projetos de revitalização, como a Operação Urbana Mooca-Vila Carioca, em São Paulo, lançada no mês de setembro no seminário internacional “São Paulo – Cidade compacta”.

Ainda em fase de ajustes, a operação pretende revitalizar uma área de 473 hectares na região da Mooca. A proposta integra o Plano Diretor Estratégico, que prevê ações para a criação de operações urbanas para requalificar a orla ferroviária, o Centro Velho e Centro Novo e parte de bairros históricos como Glicério, Brás, Bexiga, Vila Buarque e Santa Ifigênia.

Dentre todos os planos que transitam entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e a SIURB – Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, alguns já estão em andamento, como o da praça Roosevelt.

Outras propostas originaram até exposições, como a mostra Luz, Câmera e Ação: Nova Luz em foco, por exemplo, em cartaz no Espaço Projeto Nova Luz, até 20 de novembro, apresenta uma coletânea de fotografias tiradas por moradores, comerciantes e frequentadores da região da Luz. No local, há uma central de atendimento, em que os visitantes podem conseguir todas as informações sobre o plano urbanístico de requalificação da Nova Luz – um polígono delimitado pelas avenidas Ipiranga, São João, Duque de Caxias, pela rua Mauá e avenida Cásper Líbero.

Outro projeto urbanístico que ganhou exposição é o que pretende mudar a cara do bairro da Bela Vista. A mostra Bixiga 2014, no Espaço Cultural 13 de Maio, expõe projetos de ciclovias, cinemas ao ar livre e ruas verdes para a região até o dia 6 de dezembro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s