Interiores e Decoração para o Dormitório das Crianças.

Quando você percebe que seu filho não é mais bem um bebezinho, é hora também de renovar o espaço dele. Ele ou ela já tem novos interesses, atividades e responsabilidades.

O quarto das crianças e dos adolescentes é, na maioria das vezes, um espaço de múltiplas funções como estudar, brincar, receber os amigos e até dormir. Criar um espaço divertido e funcional, com todos os móveis necessários e ainda organizado não é fácil, por isso aqui vão algumas dicas.

Layout:

Para começar, assim como em todos os ambientes de uma residência, você deve analisar o seu espaço. Tire as medidas do dormitório e faça uma planta, posicionando janelas e portas. Quais móveis devem fazer parte do espaço? Os mais comuns são cama, cama auxiliar, armário, cômoda, mesa e cadeira de estudo, estante para brinquedos, etc. Cada um tem suas necessidades, analise as de seu filho.

Estude a melhor distribuição dos móveis no ambiente, deixando o espaço confortável para brincar, receber os amigos e também estudar.

Dormitório criança ou adolescente - Projeto PAGAMA arquitetura
Fonte: casa.abril.com.br

Cores:

A escolha das cores deve envolver seus filhos, afinal de contas o espaço será deles certo? Eles devem dizer quais cores mais gostam ou gostariam de ter em seu quarto. Não é preciso utilizar apenas cores suaves, cores intensas são muito bem vindas, desde que bem dosadas.

Caso queira colocar muitos objetos e brinquedos coloridos, seria interessante trabalhar com todas as paredes em apenas uma cor bem suave ou mesmo o branco. Outra opção é pintar apenas uma parede com uma cor mais forte e as demais em uma cor suave, e trabalhar a mesma cor intensa em alguns objetos do quarto, almofadas e quadros. A terceira opção é trabalhar todas as paredes com cores e nesse caso a marcenaria, roupa de cama e objetos devem, em sua maioria, ter uma cor neutra em madeira ou branco, com poucos objetos em cores que entrem em harmonia com a cor escolhida para as paredes.

Para deixar o ambiente mais divertido e interativo, existem no mercado produtos interessantes como tintas especiais, com efeito, tipo lousa para as crianças desenharem com giz ou a tinta magnética, que permite a criança brincar com imãs na própria parede. Você pode ainda aplicar papel de parede ou um adesivo divertido.

Muitas crianças têm uma personagem de desenho preferido e desejam ter alguma referência dele no quarto, porém para isso existem algumas maneiras alternativas à colcha, adesivo e quadros da personagem. Trabalhe suas cores, detalhes do cenário e etc., de forma sutil para não deixar o ambiente com uma aparência comercial, já que os pequenos são bombardeados com propagandas o tempo todo.

Quadros com imagens inspiradoras, objetos criativos e até um painel com artes produzidas pelas crianças transformam o dormitório em um lugar estimulante e que ajude a desenvolver todas as potencialidades como a criatividade e capacidade de imaginação.

Fonte: casa.abril.com.br

Móveis e organização:

Para manter o espaço sempre organizado, determinar um espaço para cada coisa é imprescindível. Gavetas, prateleiras,cestos e caixas organizam brinquedos, livros e material escolar. Etiquetar o que irá a cada lugar facilita bastante para todos.

Baixe aqui um exemplo com etiquetas prontas, é só imprimir e colocar nos locais certos para cada objeto no quarto (arquivo em PDF).

Se seu pé direito for alto, colocar a cama em um mezanino libera maior área do quarto para a brincadeira.

Romper com o formato tradicional de um dormitório acrescentando itens diferentes chama a atenção da criançada, como colocar a área de brincadeiras e a cama em um tablado um pouco mais alto do piso deixando o quarto com cara de ‘loft’. Uma intervenção assim consegue agregar várias atividades num mesmo ambiente, dando a sensação de independência que os filhos buscam assim que deixam as fraldas.

Dormitório com mezanino e áreas de estudo e entretenimento - Projeto PAGAMA arquitetura
Dormitório com tablado elevado - Projeto PAGAMA arquitetura
Fonte: casa.abril.com.br

Irmãos dividindo o mesmo espaço:

Encaixar todo o mobiliário necessário em um quarto dividido por irmãos não é tarefa fácil. Beliches e camas deslizantes são boas saídas se o espaço não for muito grande. Também não é fácil decorar esse espaço para personalidades e gostos diferentes, ainda mais se os irmãos não forem do mesmo sexo. Mas não é missão impossível, e ainda pode ajudar a ensinar seus filhos a compartilhar, respeitar as diferenças e a ceder.

Em uma boa conversa devem-se combinar as cores e gostos em comum. Uma boa marcenaria aproveita ainda mais o espaço para caber tudo sem aperto ou improviso.

Crianças alérgicas:

Se você tem crianças alérgicas em casa, existem algumas providencias que podem deixar o ambiente aconchegante e ainda assim seguro para a saúde.

Cortinas e tapetes devem ser lavados toda semana, portanto escolha materiais leves. As persianas podem ser mais fáceis no dia a dia para fazer a limpeza, mas dependendo do modelo podem não ser tão aconchegantes, por exemplo, evite persianas horizontais.

O ideal é trabalhar com um piso laminado, mais fácil de limpar e não tão frio quanto à cerâmica ou o porcelanato, mas que também podem ser utilizados.

Nas paredes deve ser utilizado tinta ou papel de parede laváveis e materiais antialérgicos para a roupa de cama.

Na decoração não utilize objetos com muitos detalhes que acumulam poeira, nem prateleiras em cima da cama. E bichinhos de pelúcia só se não muito expostos, como dentro de armários e/ou protegidos por algum tipo de capa.

Por fim, um ambiente bem decorado não apenas agrada ao olhar como tem o poder de influenciar nosso estado de espírito, nos estimular e até ajudar a relaxar.

Móveis não são itens baratos, portanto é bom decidir por itens que acompanhem a criança até a adolescência pelo menos com poucas alterações. Um bom projeto de marcenaria ou a escolha certa de bons móveis prontos poderão servir desde a infância até a faculdade, o que muda o ambiente é sua decoração que pode se renovar ao longo dos anos e fases da vida.

Contratando um projeto de interiores e decoração, o arquiteto irá elaborar todos os detalhes de acordo com o espaço e limitações existentes, seus desejos e necessidades. A consultoria de um profissional pode auxiliar-lo com o melhor layout, cores e tirar suas dúvidas na hora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s