Participação da PAGAMA arquitetura no Concurso Cultural “As Cidades Somos Nós – Propostas para a São Paulo de 2030”.

O Secovi-SP (Sindicato da Habitação), em parceria com o ITDP (Institute for Transportation and Development Policy), colocou em discussão a mobilidade urbana por meio do concurso cultural ‘As Cidades Somos Nós – Propostas para a São Paulo de 2030’. O objetivo foi estimular soluções criativas sobre o tema, bem como contribuir com as políticas voltadas ao adequado planejamento urbano e o futuro das cidades num horizonte de vinte anos.

Como parte integrante das atividades e atuação do escritório, a PAGAMA participou do concurso movida pelo tema e pela área de intervenção da proposta, o Terminal Bandeira e arredores, no Centro de São Paulo.

Com base no tema e espaço de projeto, nossa proposta de intervenção prevê maior interação entre os transportes coletivos e individuais, privilegia a mobilidade urbana e a interligação das regiões vizinhas, destaca as paisagens de interesse visual e histórico da área, reordena de forma coerente o transporte público e incentiva o fortalecimento das culturas e usos dos imóveis e moradores do bairro. De forma abrangente, a região é um ponto importante da cidade e pode estrategicamente iniciar um novo modelo de planejamento e pensamento urbano, expandindo para o restante da metrópole.

Acreditamos que a revitalização da área central e o desenvolvimento dos demais bairros não dependem de obras pontuais e extraordinárias, e sim no amparo e ordenamento das coisas cotidianas, numa melhor abordagem do transporte, nos comércios, habitações e espaços públicos, afinal uma cidade é feita desta rotina, e isso sempre será mais importante do que um museu ou outro equipamento secundário. Continuarmos com a política atual de priorizar aspectos que não são mais importantes como eram décadas atrás, permitir a especulação em detrimento à proteção e respeito a história da cidade e usar o restauro e intervenções espetaculosas que mais parecem uma grande maquiagem do que soluções para este ou aquele problema, não resolverá nossos anseios por um lugar que ofereça melhores condições e qualidade de vida, e chegaremos em 2030 como uma metrópole pior do que a atual.

Conheça a Proposta clicando na Prancha abaixo.

Prancha de Apresentação da Proposta - PAGAMA arquitetura
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s