PAGAMA SOCIAL: Quer carona? Ações que contribuem com a redução do trânsito nas cidades.

A semana nacional do trânsito (celebrada entre 18 e 25 de Setembro) já se foi, mas com ela não se foram os problemas. Este tema é repetidamente tratado nos noticiários, reclamado nas redes sociais e usado para justificar atrasos e para iniciar conversas com desconhecidos. Mas como de fato resolver ou ao menos driblar essa questão tão presente no cotidiano de todos?

A parte as obrigações políticas em encontrar soluções para este fato e investir em outros meios de mobilidade na cidade, nós cidadãos podemos de alguma forma contribuir para a melhora deste problema urbano causado, em parte, por nós mesmos.

Há uma série de campanhas e sites de incentivo à carona, como forma de otimizar o número de passageiros por veículos em trânsito. Um deles, divulgado pelo portal CATRACA LIVRE, tem a meta de tirar 100 mil veículos de circulação até o fim do ano apenas com o compartilhamento de carros por carona. 

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e colaborar com o meio ambiente, o site Caronetas aposta em ferramentas online, serviços grátis e segurança para emplacar a ideia de carona corporativa. Apesar de algumas iniciativas que vem surgindo nesse sentido, a carona é ainda uma ação rara em São Paulo. A cidade tem 7 milhões de veículos circulando diariamente e habitantes que passam em média quase 3 horas no trajeto casa-trabalho.

A meta da empresa é conseguir retirar, até o fim do ano, 100 mil carros das ruas de São Paulo. Participar é simples e o processo leva menos de um minuto. Basta entrar no site e preencher um formulário com nome, empresa, e-mail e CEP. Caso a empresa do novo usuário esteja cadastrada, a autenticação como colaborador é feita pelo e-mail corporativo (nome@empresa.com.br) ou, caso não tenha, pelo responsável da própria empresa. Depois de autenticado, ele já começa a receber e-mails de possíveis caronas e tem acesso a seções exclusivas no site.

Outro, também divulgado e apoiado pelo mesmo portal e elaborado pelo Instituto Mobilidade Verde, tem o mesmo objetivo de incentivo à carona, mas voltado para universitários.

Instituto Mobilidade Verde com o apoio do CATRACA LIVRE – que desenvolve o projeto Universidades em parceria com o Santander – criou o site de troca de caronas Campus Aberto.  A página reúne uma série de ferramentas que permitem aos universitários compartilharem uma carona de carro, rota de bicicleta e até táxi.

O cadastro no site é gratuito e pode ser feito por qualquer aluno de uma das universidades participantes do projeto como a FAAP, Senac, USP, Mackenzie, ESPM, FMU entre outras. Basta preencher sua origem e destino e aguardar por um aluno que faça o mesmo caminho.

 Ainda sobre o tema e com um caráter tão louvável quanto, mas em fase de elaboração e captação de recursos, um site quer ajudar profissionais a conseguir emprego mais perto de suas casas. Esta ação contribuiria com a mobilidade urbana, ajudaria empresas a diminuir o número de faltas e atrasos de funcionários por conta do trajeto e ainda incentivaria os comércios e serviços dos bairros mais afastados dos grandes centros comerciais e financeiros da cidade.

Pensemos: Em um mundo onde as relações humanas estão cada vez mais diminuídas a twittadas e bate papos virtuais, que gastamos grande parte das finanças com transporte público e/ou privado e perdemos horas do dia a espera de condução ou presos em congestionamentos, até que não é má ideia compartilharmos carona.
Assim conhecerá pessoas diferentes, algumas até que participam do seu cotidiano mas não tem muito contato, gerará economia já que passará a dividir despesas com transporte que antes eram integrais e, ainda por cima, contribuirá com a cidade e com o meio ambiente, num vale a pena?

SERVIÇO

Caronas Corporativas: http://www.caronetas.com.br 

Caronas Universitárias: http://www.campusaberto.com.br 

Para apoiar e contribuir com a criação do site para oferta de empregos próximos da sua casa, acesse: http://catarse.me/pt/projects/337-esta-na-area

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s