ArchDaily | “Prédios de São Paulo”, o projeto que documenta a história da cidade através de sua arquitetura

Por Romullo Baratto publicado em 06 de Outubro de 2014

Natural de Roma e morador de São Paulo há cinco anos, Matteo Gavazzi não se conformava com o descaso e desconhecimento geral da história dos edifícios antigos do centro da capital paulista. Inquieto com essa situação – que, para alguém que cresceu numa cidade de história tão rica como Roma, parecia não fazer sentido – o designer criou o projeto “Prédios de São Paulo”, no qual percorre as ruas da cidade documentando através de fotografias os edifícios de diferentes períodos e estilos.

Além das fotografias – que são feitas em geral por Milena Leonel ou Guilherme Marcato, fotógrafos parceiros do projeto – a iniciativa reúne dados e informações sobre a história de cada edifício documentado, criando uma espécie de inventário dessas obras que já viveram seus anos de glória e que agora, muitas vezes, passam despercebido no cotidiano das pessoas.

Essa compilação de fotografias e informações pode ser vista na página do facebook do projeto, tornando-se assim um inventário vivo, suscetível de acréscimos por parte do público, que pode contribuir com outras informações e curiosidades sobre os projetos.

Defendendo a qualidade dos edifícios antigos, Gavazzi acredita que se as pessoas conhecerem e se interessarem pela história da cidade e suas construções, defenderão sua preservação, garantindo, assim, seu próprio futuro: “um povo que destrói seu passado não tem futuro.”

O designer crê “no oposto do que é normal acreditar no Brasil, ou seja, o antigo é melhor que o novo. Claro, deve ser recondicionado, mas as estruturas e espaços são mais humanos, mesmo porque foram construídos lá atrás, para uma cidade de 2 ou 3 milhões de habitantes.”

Para saber mais sobre a iniciativa “Prédios de São Paulo”, por favor, acesse a página do projeto ou o facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s