Paisagismo – Monte seu jardim e área de lazer em pequenos espaços.

Estar em contato com a natureza, contemplar as árvores e as flores é uma delícia e faz muito bem a saúde. Fazer desse contato uma atividade diária pode ser considerado um privilégio, e está ao seu alcance. Hoje em dia a maioria dos lançamentos de edifícios residenciais e comerciais em São Paulo conta com um terraço em suas unidades. Esses espaços estão cada vez maiores e mais privilegiados, evidenciando a necessidade das pessoas em ter um espaço de lazer privativo. Assim, porque não usar esse novo ambiente nas residências e escritórios de forma mais proveitosa? Com alguns cuidados você pode montar seu jardim e lazer privativos.

O primeiro passo é identificar o espaço em potencial para montar um jardim na sua casa, o local pode ser a varanda, o quintal ou parte dele, o corredor lateral da casa, o menor dos espaços pode ser utilizado, até uma parede.

É hora de sonhar, o que você gostaria de ter em seu espaço? Uma mesa para refeições, churrasqueira, ou apenas um jardim para contemplação? Pense no que melhor atenderá suas expectativas e que encaixará no ambiente.

Desenhe uma planta e dentro das suas dimensões, distribua bem os atrativos, faça um layout de piso, espaços ajardinados ou de vasos e dos móveis que deseja utilizar, não exagere nos móveis para não atrapalhar a circulação, pense nas paredes, revestimentos e vasos que possam ser pendurados ou até quadros, e não se esqueça da iluminação, spots do tipo “espeto” em vasos e iluminação indireta trazem aconchego para esse espaço social e de relaxamento. Observe o local durante o dia, em que horários tem sol, vento, e com isso terá as espécies mais indicadas para seu espaço.

Projeto PAGAMA arquitetura

Com o layout final que mais lhe agradar, liste todo o material que vai precisar e vá as compras.

Para quem está em São Paulo, pode ser muito interessante fazer uma visita em algum destes Gardens, são lojas enormes, verdadeiros shoppings com plantas e vasos de todos os tipos, e atendentes que ajudarão a escolher espécies adequadas ao seu espaço. Com certeza sua criatividade e vontade de montar seu jardim ficarão afloradas.

Fonte: revistacasaejardim.com.br

Dentro de casa você pode ter um jardim também, com uma iluminação zenital podem ser escolhidas diversas espécies. Caso uma iluminação assim não seja possível escolha espécies de sombra, como Ráfis, Lança de São Jorge, entre outras, mas não se esqueça! Se você tiver crianças e bichinhos em casa, lembre-se que há restrições a alguns tipos de plantas, que podem ser tóxicas.

Se seu espaço não comporta algo grandioso, que tal organizar pequenos vasos em um móvel como um aparador, ou um carrinho de bar. Assim seu jardim ficará mais compacto, organizado e prático.

Fonte: revistacasaejardim.com.br

Caso escolha um móvel de madeira, e ele fique em área externa, lembre-se de passar nele uma proteção contra sol e umidade.

O jardim da foto pode ser o sonho de muitas crianças, conta com casinha de bonecas, balanços e até mesmo com uma mini parede de escalada, um jardim com atividades exclusivas para as crianças. Em um jardim de pequenas dimensões pode não ser possível colocar todos esses itens, mas você pode escolher alguns.

Fonte: revistacasaejardim.globo.com

Até aquele corredor sem graça e sem muita utilidade, pode ser transformado em uma agradável área verde para a sua casa. Pinte o muro com uma cor legal, coloque um revestimento de pedra ou tijolinho ou ainda faça uso de uma planta trepadeira e trabalhe a decoração com vasos e alguns bancos. Você pode aproveitar o espaço para ter uma horta, que pode ter alecrim, manjericão, cebolinha, ervas para fazer chás e até mesmo tomatinhos entre muitas outras opções.  Imagina o sucesso que fará com seus convidados, podendo colher os temperos de seus pratos, sempre fresquinhos.

Fonte: casa.abril.com.br

Um quintal bem pequeno pode ser transformado em uma área agradável de lazer. Os jardins verticais estão em alta e dribla a falta de espaço. Uma mesinha com cadeiras, ou uma espreguiçadeira torna o ambiente um ótimo espaço de estar para bater um papo com a família e amigos ao ar livre.

Fonte: revistacasaejardim.globo.com

Boas opções para trabalhar o piso em jardins e varandas são os Decks de Madeira Moduláveis e Pedriscos, cuidado com os pedriscos pequenos, pois podem grudar no sapato e estragar e sujar o piso interno; o ideal é trabalhar com um pedrisco mais grosso.

Alguns aspectos importantes, e que poucos sabem, é que assim como as obras civis, o plantio ou remoção de vegetação de modo geral devem ser notificados antes aos órgãos públicos especializados. Por isso, nunca plante ou derrube uma árvore sem antes consultar o órgão responsável.

Dependendo da configuração que desejar, um projeto mais elaborado, alterações específicas como recortes em pisos internos ou lajes de varandas, espécies especiais que precisam de um acompanhamento para se desenvolver melhor, não hesite em consultar um profissional da área ou especialista. Lembrem-se, escolhas erradas e trabalhos mal executados podem sair mais caros, com risco de ter de desmanchar o que foi feito, perdendo material e todo investimento feito.

Respeite a natureza, cuide bem de suas plantas, elas dependem de você para a rega, controle de sol e do vento e adubação correta. Nunca se esqueça de eliminar a água parada e assim evitar a proliferação de insetos.

2 comentários em “Paisagismo – Monte seu jardim e área de lazer em pequenos espaços.”

Deixe um comentário